O consumo de água pela IA: Meio litro a cada 20 a 50 respostas

O avanço tecnológico tem sido acompanhado por um aumento significativo no consumo de água para resfriamento de servidores.

Você sabia que a Inteligência Artificial (IA) consome meio litro de água a cada 20 a 50 respostas? Esse dado alarmante revela uma realidade preocupante: o impacto ambiental causado pela tecnologia que tanto usamos e dependemos.

PUBLICIDADE

Recentemente, um Tribunal no Chile tomou uma decisão importante envolvendo o Google e seu plano de construir um centro de processamento de dados em Santiago.

Eles ordenaram que o Google reavalie seu projeto, levando em conta os possíveis impactos ambientais, especialmente em relação à água. A preocupação principal é o uso de água do aquífero central da capital chilena.

O Google havia submetido seu pedido para este projeto em 2019 e recebeu aprovação preliminar em 2020. No entanto, enfrentou resistência dos moradores locais, que estavam preocupados com o uso de água para resfriar os servidores do data center, o que poderia agravar a seca no país.

Em resposta a essas preocupações, o Google propôs um sistema de resfriamento a ar, mas o Tribunal decidiu que uma avaliação ambiental mais abrangente ainda era necessária.

Consumo de água pela IA

O consumo de água pelas grandes empresas de tecnologia, especialmente devido à expansão da inteligência artificial, tem sido objeto de preocupação crescente. Estudos mostram que o uso intensivo de energia pela IA requer mais refrigeração dos servidores, o que, por sua vez, demanda mais água.

Isso pode parecer insignificante de forma isolada, mas quando consideramos o grande número de usuários de ferramentas de IA ao redor do mundo, o impacto se torna significativo. Confira o estudo completo AQUI (PDF – 742 kB, em inglês).

Por exemplo, o treinamento de um modelo de IA como o GPT-3 pode consumir uma quantidade surpreendente de água. Estudos indicam que os data centers da Microsoft nos EUA podem consumir até 700 mil litros de água limpa para este fim. Globalmente, a demanda por inteligência artificial pode levar à retirada de bilhões de metros cúbicos de água até 2027.

Esses dados ressaltam a importância de considerar o impacto ambiental da IA, não apenas em termos de pegada de carbono, mas também em termos de uso de recursos hídricos.

É crucial que as empresas de tecnologia adotem práticas sustentáveis para reduzir esses impactos negativos à medida que continuam a desenvolver e expandir suas operações.

PUBLICIDADE
School android br

School android br

Aqui no blog, produzo e compartilho conteúdo sobre tecnologia, tutoriais, aplicativos e notícias atualizadas.

Artigos: 892
PUBLICIDADE