Novo recurso visa identificar o uso de inteligência artificial em postagens do Instagram.
O que você precisa saber
- Instagram detecta e sinaliza imagens criadas por IA generativa.
- Instagram testa novo rótulo experimental para identificar conteúdo gerado por IA no aplicativo.
- Meta visa facilitar a identificação de conteúdo não-humano com novo rótulo no Instagram.
No futuro próximo, o Instagram introduzirá rótulos para postagens geradas por IA, permitindo identificar fotos e vídeos produzidos por computadores, não por humanos.
Novo recurso visa identificar conteúdo gerado por IA no Instagram
Recentemente, o desenvolvedor e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi descobriu um novo recurso no Instagram: um rótulo de transparência.
Por meio de uma captura de tela compartilhada no Twitter, ele revelou que o rótulo indicará quando uma postagem foi criada por meio de IA generativa. Essa medida tem como objetivo proporcionar maior clareza aos usuários sobre o tipo de conteúdo que estão visualizando na plataforma.
Com essa novidade, o Instagram pretende oferecer uma experiência mais informada e transparente para sua comunidade de usuários.
Na captura de tela anterior, uma foto é identificada com o rótulo “Gerado por Meta AI”. O rótulo também informa que o conteúdo de IA é geralmente rotulado para facilitar a identificação.
Com essa nova funcionalidade, o Instagram visa garantir que os usuários saibam quando estão interagindo com conteúdo criado por inteligência artificial, promovendo maior transparência na plataforma.
A extensão do teste do novo rótulo ainda não está clara, e a empresa Meta, responsável pelo Instagram, ainda não respondeu aos pedidos de comentário do Android Central.
No entanto, caso o recurso seja lançado para o público em geral, ele possibilitará a identificação mais fácil do conteúdo gerado por inteligência artificial.
Isso representaria um passo significativo para garantir maior transparência na plataforma, permitindo que os usuários saibam quando estão interagindo com conteúdo criado por IA.
Grandes empresas de tecnologia, incluindo o Instagram da Meta, o Google e a Microsoft, têm se envolvido em experimentos de IA generativa, produzindo recursos como chatbots e geradores de imagens.
A Meta recentemente revelou o Llama 2, um modelo de IA de código aberto, impulsionando ainda mais o desenvolvimento dessas tecnologias.
Com demonstrações de ferramentas de IA generativas chegando a aplicativos populares como WhatsApp, Messenger e Instagram, o novo rótulo de transparência para conteúdo gerado por IA no Instagram faz todo o sentido.
Essa iniciativa visa aumentar a confiança dos usuários em relação ao conteúdo visto, permitindo que decidam por si mesmos a credibilidade das postagens criadas com IA, ao mesmo tempo em que consideram as preocupações sobre a confiabilidade e o impacto nos empregos.