Google Vids, o novo gerador de vídeo com tecnologia de IA

Google Vids, o novo gerador de vídeo com tecnologia de IA
Imagem/Reprodução

A inovação não para no Google! Conheça o Google Vids, a nova ferramenta de geração de vídeos com IA que está entrando em testes no Workspace Labs.

PUBLICIDADE

O que é o Google Vids?

O Google Vids é a mais nova ferramenta de geração de vídeos por IA, agora disponível para testes no Workspace Labs. Essa aplicação cria animações em estilo de apresentação com textos, imagens e até narrações.

PUBLICIDADE

Essa novidade se junta a um conjunto crescente de recursos de IA no Google Workspace, como o Help me Write e a barra lateral Gemini.

A apresentação na Cloud Next 2024

Os últimos meses foram repletos de eventos de tecnologia de consumo, então você pode ter perdido a conferência Cloud Next 2024 do Google, que aconteceu no início de abril.

Foi lá que o Google apresentou o Google Vids, um aplicativo de geração de vídeos com IA que, eventualmente, será integrado ao Google Workspace. Comparado ao modelo Sora da OpenAI, o Google posiciona o Vids como uma alternativa mais prática, ideal para apresentações, slideshows e outros conteúdos informativos.

PUBLICIDADE

Testando o Google Vids

Atualmente, o Vids está sendo testado no programa Workspace Labs, que permite que testadores beta experimentem novos recursos antes de serem lançados ao público. Em um e-mail recente para os inscritos no programa, o Google convidou os usuários a conferir o Vids.

O Vids é um aplicativo de criação de vídeos com IA, projetado para o trabalho e profundamente integrado ao Google Workspace que você usa todos os dias”, dizia o e-mail.

Construa sua narrativa com modelos de alta qualidade ou use o Gemini no Vids para criar um rascunho rapidamente. Libere sua criatividade com nossa biblioteca de conteúdo isento de royalties e envie sua mensagem com o estúdio de gravação do Vids — tudo sem sair do Workspace.

Acesso restrito e integração com Google Docs

Por enquanto, o Google Vids está disponível apenas para convidados, então nem todos poderão experimentar. Você precisa estar inscrito no Workspace Labs, mas o Google pode escolher aleatoriamente quais testadores terão acesso primeiro. Se você for um dos escolhidos, receberá um e-mail com um link para começar a usar o Google Vids.

Interessantemente, o Google Vids parece ser construído sobre a base do Google Docs. Se você tiver acesso, verá uma opção do Google Vids no menu suspenso Novo do Google Drive. Clicar em Google Vids nesta lista — assim como você criaria um novo documento ou apresentação — faz com que você escolha um modelo do Vids.

No entanto, ao olhar a URL do documento, você verá que os Vids estão hospedados no domínio docs.google.com. É possível que no futuro o Vids tenha seu próprio site, mas, por enquanto, faz parte do Docs para este teste do Workspace Labs.

Primeiros passos com o Google Vids

Ao usar o Google Vids pela primeira vez, uma janela pop-up explica como ele funciona. Como outros recursos experimentais de IA, o Google avisa que revisores humanos podem olhar seus prompts, então você não deve compartilhar nada confidencial ou privado. Além disso, a precisão da ferramenta não é garantida, já que utiliza IA.

O principal recurso do Google Vids é chamado Help Me Create, semelhante ao Help Me Write do Workspace. Basicamente, uma das formas mais fáceis de começar a usar o Vids é digitando um prompt rápido.

Você descreve como quer que seu vídeo fique, e a IA ajuda a tornar sua visão realidade. Com integração ao Workspace, você pode adicionar outros arquivos do Drive ao Vids usando o símbolo @ para buscar seus documentos salvos.

A IA cria um esboço de amostra para seu projeto, que você pode editar, excluir ou adicionar partes conforme necessário. Vale a pena dedicar um tempo para refinar o esboço antes de continuar, pois é a partir dele que o Vids gera o vídeo.

Depois, você escolhe entre três designs de amostra, semelhantes aos modelos do Google Slides. Após selecionar o design, clique em Criar um rascunho de vídeo. Em poucos minutos, você terá o produto finalizado no Google Vids, podendo reproduzi-lo, compartilhá-lo ou editá-lo.

Como é usar o Google Vids

Experiência de uso

Ao criar um Google Vid, fiquei impressionado com a rapidez do processo, especialmente na geração do vídeo. Se você seguir rapidamente as etapas, pode ir do menu Novo Google Vids no Drive até um projeto concluído em poucos minutos. Considerando que a IA gera o vídeo, o conteúdo e o design, é um feito impressionante.

No entanto, a IA ainda tem suas limitações. Gostei do design e das transições do vídeo, mas o conteúdo foi imprevisível. O Google usa parcialmente um banco de dados de fotos e vídeos de estoque, e às vezes as escolhas não fazem sentido. Por exemplo, meu vídeo sobre Android incluiu uma imagem de capa de um bloco de receitas de farmacêutico, sem motivo aparente.

Limitações e expectativas

Vale mencionar que, enquanto o Google chama isso de gerador de vídeo de IA, o Vids na verdade cria apresentações de slides sofisticadas, não vídeos cinematográficos do zero como o Sora da OpenAI. Isso, no entanto, é ideal para o Google Vids.

Se você mantiver expectativas razoáveis, ficará impressionado com este novo recurso do Workspace Labs. Para quem não domina a criação de apresentações de slides, o Vids faz o trabalho pesado. Mas não confie cegamente nas fotos, imagens ou textos que ele gera. Se usar o Vids, dedique tempo para personalizar o produto final. Perfil no Pinterest.

PUBLICIDADE

School Android Br

Aqui no blog, produzo e compartilho conteúdo sobre tecnologia, tutoriais, aplicativos e notícias atualizadas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *