Atualizações do Google podem facilitar o uso de redes Wi-Fi públicas

Achar uma rede Wi-Fi pública se tornou algo comum, e com o avanço das tecnologias, conectar-se a esses pontos de acesso já é considerado seguro, mesmo sem o uso de VPN. Contudo, algumas redes públicas ainda impõem certos inconvenientes, como a exigência de dados pessoais ou o login através de contas de redes sociais.

PUBLICIDADE

Além disso, a ausência de preenchimento automático nas páginas de login dessas redes pode tornar o processo um pouco frustrante. Mas parece que o Google está prestes a mudar isso. Vamos entender o que essa mudança pode trazer de positivo para quem usa redes Wi-Fi públicas!

Por que o captive portal não permite o preenchimento automático?

Atualmente, quando você tenta se conectar a uma rede Wi-Fi pública, é exibido o Captive Portal — uma página de login que geralmente solicita informações de acesso ou autenticação via redes sociais. Esse portal, no entanto, abre por meio do WebView do Android, um componente do sistema que permite exibir conteúdo da web dentro de aplicativos, mas sem acesso aos dados de preenchimento automático.

Embora o Android System WebView seja baseado no mesmo código-fonte do Google Chrome, ele não pode compartilhar os dados salvos, como senhas e informações pessoais, que estão disponíveis no navegador padrão. Assim, toda vez que um Captive Portal solicita informações de login, você precisa preenchê-las manualmente, o que acaba sendo inconveniente para muitos usuários.

Como o Google planeja melhorar o processo de login em redes Wi-Fi públicas

PUBLICIDADE

Recentemente, o Google anunciou a intenção de possibilitar que o Captive Portal abra em uma guia personalizada do Android, em vez do WebView. Essa mudança seria bastante vantajosa, pois as guias personalizadas funcionam como instâncias do navegador padrão, permitindo o acesso a dados de navegação e informações salvas, como senhas, formulários de pagamento e endereços.

Se implementado, isso significa que ao tentar se conectar a uma rede Wi-Fi pública, o preenchimento automático estaria disponível, facilitando e agilizando o login.

Patches e implementação do novo sistema de captive portal

Conforme reportado pela Android Authority, o Google já iniciou o desenvolvimento de patches que habilitam o suporte para guias personalizadas no Captive Portal. Esses patches oferecem suporte preliminar para a função e introduzem o código necessário para abrir o Captive Portal nas guias personalizadas do Android. Atualmente, a função está desativada por padrão e protegida por um sinalizador de recurso, o que significa que ainda está em fase de testes e desenvolvimento.

Ainda não há uma previsão exata de quando o Google pretende liberar essa funcionalidade para os usuários, mas a expectativa é que, quando implementada, ela traga um acesso muito mais ágil e simplificado às redes Wi-Fi públicas, especialmente para quem usa Android.

Essa atualização pode representar uma grande evolução na experiência de uso de redes Wi-Fi públicas no Android. Com o suporte ao preenchimento automático nas guias personalizadas, a necessidade de inserir dados manualmente será minimizada, tornando o processo de login mais rápido e conveniente. Além disso, com menos complicações na autenticação, o uso de Wi-Fi público pode se tornar mais acessível para todos os tipos de usuários.

Se você está interessado em mais atualizações sobre as inovações do Android e as novidades do Google, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre de olho nas últimas notícias para trazer as melhores dicas de tecnologia para você! Nosso Perfil no Pinterest.

Não perca as próximas novidades! Assine nosso blog e receba as atualizações diretamente no seu e-mail.

PUBLICIDADE
School Android Br
School Android Br

Aqui no blog, produzo e compartilho conteúdo sobre tecnologia, tutoriais, aplicativos e notícias atualizadas.

Artigos: 1241

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *