Antes de tirar uma foto, é fundamental checar e confirmar os fatos.
O que você precisa saber
- O Google está introduzindo globalmente a função Sobre esta imagem, para usuários de língua inglesa que desejam obter informações detalhadas sobre as imagens que encontram na internet.
- Essa função oferecerá dados relativos à história de uma imagem na internet, sua presença em outros sites e as narrativas associadas a ela.
- O Google está expandindo o acesso à Pesquisa de imagens no Fact Check Explorer para jornalistas qualificados.
Google ferramenta para verificar origem e contexto de imagens
Dada a abundância de informações e a crescente influência da inteligência artificial em nosso mundo atual, o Google está implementando novos métodos para combater a disseminação de informações falsas.
- VEJA TAMBÉM:
- Chrome agora permite acesso direto ao internet Archive nos resultados de pesquisa
- Como baixar Chrome pelo PC ou Notebook
De acordo com uma publicação no blog de palavras-chave do Google, a função Sobre esta imagem está agora disponível para todos os usuários de língua inglesa em todo o mundo na Pesquisa.
Ao tocar em uma imagem no Google Imagens e clicar no menu de três pontos, você terá acesso à opção Sobre esta imagem, composta por três elementos, sendo o primeiro deles relacionado à ‘história’ de uma imagem.
Logo acima da imagem, você encontrará uma estimativa da idade da imagem, indicando quando ela foi indexada pela primeira vez no Google. O próximo elemento fornecerá informações sobre o uso da imagem por outras pessoas ou em outros sites relacionados ao interesse do usuário.
Essa visualização abrangerá fontes como sites de notícias e verificadores de fatos, permitindo que os usuários tenham acesso a informações sobre as declarações feitas em relação a uma imagem e examinem as evidências e perspectivas de diversas outras fontes.
A seção final se relaciona aos metadados de uma imagem. De acordo com o Google, os metadados serão apresentados para fotos, quando estiverem disponíveis, e conterão informações sobre o criador e eventuais editores da imagem.
Além disso, esses metadados também incluirão campos que indicam qualquer aprimoramento ou criação realizada por meio de inteligência artificial. A empresa destaca que todas as imagens geradas por IA conterão essas informações em seu arquivo original.
Este recurso foi introduzido inicialmente para os usuários nos Estados Unidos após a sua estreia na conferência Google I/O deste ano.
Além disso, estamos lançando a função de pesquisa de imagens em sua versão beta no Fact Check Explorer do Google. Integrada na API FactCheck Claim Search, jornalistas e verificadores de fatos autorizados têm a capacidade de buscar informações verificáveis sobre uma imagem encontrada na internet para garantir a sua credibilidade e incorporá-la em futuros artigos.
Este recurso ainda está por vir, portanto, os profissionais da área de reportagem precisarão aguardar um pouco mais até que ele seja implementado. Uma vez lançado, um novo ícone de imagem será adicionado ao lado da lupa de pesquisa atualmente apresentada no Fact Check Explorer.
Ao clicar nesse ícone, os jornalistas poderão colar o URL de uma imagem na barra de pesquisa e receberão uma extensa lista de informações relevantes antes de continuar sua investigação. Desde que as informações tenham sido incorporadas ao sistema de marcação de revisão de reivindicações, o Google as apresentará de acordo com a necessidade.
Da mesma forma que as informações de imagem na Pesquisa, o Google lançou Sobre este resultado no final de setembro. Integrado ao Search Labs, esse recurso oferece aos usuários uma compreensão aprimorada de como seu software de IA coleta e apresenta informações em resposta a uma consulta.
A página destaca outras fontes e conteúdos em seu resumo gerado por IA.
Além disso, após apresentar maneiras para os usuários criarem suas próprias imagens geradas por IA por meio da Pesquisa, o novo Sobre este resultado pode ajudar a evitar a disseminação de conteúdo falso que pareça real, mas seja gerado por computador.
Não perca as próximas atualizações do Google! Continue acompanhando o nosso blog para mais notícias sobre tecnologia e dicas de uso. Nosso Perfil no Pinterest.